segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Jogos de videogame atuais e clássicos

Sem sombra de dúvidas, nós podemos afirmar: a tecnologia evoluiu muito e mudou bastante os nossos games. Hoje em dia, a realidade está tão próxima, mais tão próxima, que num olhar desatento podemos confundir uma imagem virtual com uma real. Daí perguntamos às vezes: isso (não) é real? lol

Bem, mas essa pergunta não vem à toa, tem fundamento, já que os movimentos dos personagens são cada vezes mais detalhados (inclusive pessoas de carne e osso gravam alguns movimentos.) Jogabilidade mais complexa (dribles, por exemplo). E os gráficos, idem. E o tamanho, espaço de memória dos antigos jogos em cartucho? Quantos gigabytes poderiam ter? Ou melhor: quantos megabytes ? Resposta: Muito (e bota muito nisso) menos espaço do que um DVD ou pior, um Blu-ray.

Jogos de futebol! Feitos nos anos 90! Vocês se lembram dos clássicos Super Star Soccer Deluxe (da empresa japonesa Konami) e FIFA (da estadunidense Electronic Arts)? Então, eram jogos bons, eu gostava dos dois ( bom, os melhores eram os da Konami.) Mas aí, se fôssemos comparar com o PES e o FIFA da atualidade... Covardia, ? Já que Konami e Electronic Arts (sobretudo essa última) têm se renovado a cada console, cada temporada. Enfim, as diferenças são nítidas!  No entanto, acho vale a pena destacar algumas! Por exemplo, como eram as "caras" dos jogadores nos games antigos ? , não havia ! Só a partir da geração Playstation 2 e Xbox se passou a ter faces. Aliás, antes até havia, mas todas as caras eram iguais como no Winning Eleven do PS1 ou não tinham mesmo como no Super Star Soccer do Super Nintendo.
(montagem doida que eu fiz)
Os Replays eram fraquíssimos, iguais aos das emissoras de tevê que não possuem direitos de transmissão do Brasileirão (como na CNT) e levam apenas uma câmera para o estádio. Tu fazia um gol e nunca via por outro ângulo. Acontecia isso, talvez, para não se aproximar muito do boneco sem rosto ou porque não dava mesmo (dããã, que argumento meu tsc tsc)

Ô, juiz filho da mãe! É... quem não perdia gols por causa dele !? Não havia bom senso, o tempo era aquele mesmo e ninguém poderia mudá-lo. Não importava se o jogador estava de cara a cara com o goleiro! Qualquer juiz fazia isso: o branco, o preto, o japonês, o cachorro...

, mas eu muito crítico! Aí, é claro que os jogos clássicos eram bons. O grande ícone dos games, Mario, não se tornou o que é por causa de jogos com ultra-gráficos, pelo contrário, começou na humildade no Super Mario Bros de 1985 (seu primeiro jogo de fato) e pra mim tem o seu auge em Super Mario World de 1991.
Ele até tem uma rua na Espanha (cidade de Zaragoza). Já pensou um espanhol falando onde mora assim : "Yo vivo en la ciudad de Zaragoza, (...) en la avenida de Super Mario Bros. Número...". Caraca !
E o famoso Mortal Kombat ? Que jogão ! Mas muitas versões moderninhas não chegaram nem perto dos clássicos de gráficos de 2D. Depois de Trilogy (última versão em 2D) vimos cada coisa... Armageddon (PS2) ? Sem fatalitys ? Ah, que vacilação ! (apesar de ter tido um ótimo modo story e o Mortor Kombat, boas novidades foram). Depois pra Xbox 360/Play 3 teve um jogo híbrido entre Mortal e Liga da Justiça. Não, não... Mortal por si só merece destaque, não precisa de "reforços".
Ainda bem que última versão desse jogo (abril/2011) deu uma fortalecida em suas raízes, com a jogabilidade 2D de volta e com fatalitys dignos de... Mortal Kombat.

Em suma, gostamos dos jogos velhos e novos, mas de modos diferentes. Bem, é isso. Viva os games ! Até próxima !

8 comentários:

Garcez disse...

acho que nao existe nenhum garoto da minha geração que nao tenha jogado Mario Bros

Léo disse...

Eu curtia Tekken 3 no Play 1

Matheus Laville disse...

Pensei que mortal combate só tinha uma versão que é aquela dos caras lutando.... É vivi para ver isso....

Odinilson Bom disse...

Tekken, esse com certeza merece um post. Aliás, faltou tanta coisa boa haha.

Odinilson Bom disse...

Motor Kombat é bem diferente mesmo rs Mas até que o nome combinou rs

Anônimo disse...

Eu ainda tenho minhas fitas de super nitendo!! kkk muito bom :D

[b]Empreendedor Polishop Snopolino
http://www.polishop.com.vc/snopolino

Saiba tudo sobre o projeto Polishop com você em:
http://www.vireumempreendedor.blogspot.com

Lucas Adonai disse...

Ahhh jogos clássicos ...

Carolinne disse...

Sempre fui viciada no super mario, Ótimo blog. :)