segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Futebol colombiano

Fiz este texto por causa de uma matéria que tenho na faculdade, chamada Tópicos Gerais da Língua Espanhola. O material servirá para eu fazer um Seminário sobre a Colômbia. Procurei fazer um texto simples e rico. Chequei alguns dados na nossa gloriosa Wikipédia, sobretudo os números, que foram citados no texto. Ah, e também não sabia o apelido da seleção colombiana ! Bem, mas alguém pode me perguntar: "Ué, mas não tu não tinha um país mais famoso pra escolher, não ?". Havia outros países, sim, porém os mais "famosos" Argentina, México etc., já tinham dono. Mas houve um fator decisivo à escolha: jogava Super Star Soccer com a Colômbia, Alvarez era o jogador mais rápido do jogo ! Aí, isso que é critério, ? (hahaha)
(Imagem de "eltiempo.com")

Na Colômbia, assim como na maioria dos países da América Latina, o futebol é esporte mais popular, é o preferido, entre os seus mais de 45 milhões de habitantes. Sua seleção de futebol tem o uniforme composto por camisa amarela, calções azuis e meias vermelhas. Os “hinchas” colombianos chamam sua equipe carinhosamente de “Los cafeteros”. Qualquer semelhança com o café não é mera coincidência ! Já que o café é a bebida mais importante deste país sul-americano. A Colômbia é um dos maiores produtores de café no mundo e exportá-lo é uma de suas principais atividades econômicas.

O título mais importante da seleção “cafetera” foi a Copa América de 2001, a anfitriã levou o título ao ganhar do México, no Estádio El Campín (na capital, Bogotá), por 1 a 0 na final. Já o título mais importante ganho por clubes colombianos foi a Copa Libertadores da América. Fato que já ocorreu duas vezes: em 1989, com o Atlético Nacional, vencendo o Olímpia do Paraguai; e com o Once Caldas vencendo o Boca Juniors da Argentina, em 2004.A competição de futebol mais importante da América leva o nome de “Libertadores”, por ser uma homenagem aos responsáveis pela independência dos países latino americanos. Dentre estes “libertadores”, está o venezuelano Simón Bolívar (1783-1830), que foi importantíssimo para a independência da Colômbia e de outras nações da América hispânica.

A “CBF” dos colombianos é a Federación Colombiana de Fútbol, fundada em 1924, é filiada à FIFA e a CONMEBOL desde 1936. Ela é a entidade máxima do futebol colombiano, sendo responsável pelos torneios nacionais. O principal torneios na Colômbia é a Categoría Primera A (equivale ao Campeonato Brasileiro série A), os maiores vencedores são o Millonarios (equipe da capital) e América de Cáli, cada um com 13 títulos. Por falar em Cáli, é bom lembrar que a cidade possui um clássico de grande rivalidade entre Deportivo Cáli e América de Cáli.

Em suma, podemos afirmar que a Colômbia não é uma grande potência futebolística, entretanto, agora sabemos que ela possui alguns feitos memoráveis em sua história.

Sites consultados:
http://es.wikipedia.org/wiki/Selección_de_fútbol_de_Colombia
http://psalinstante.wordpress.com/2010/08/31/apodos-para-las-selecciones-que-integran-la-conmebol/
http://www.campeoesdofutebol.com.br/libertadores.html
http://educacao.uol.com.br/historia/america-independente-1-simon-bolivar-foi-personagem-principal.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Federación_Colombiana_de_Fútbol

4 comentários:

Santto Intercâmbio disse...

Pô meu, nunca tinha ouvido falar do futebol colombiano... Valeu pelas informações.

Maíra Cintra disse...

mto bom seu blog!
Parabéns
mairacintra.blogspot.com

Matheuslaville disse...

Nossa muita informação... Eu nem sei como é o povo colombiano para falar a verdade só sei o que a mídia passar que falar que tem muito criadores de drogas e traficante e tudo mais.... Porém não sabia sobre essa do futebol... Curioso hein!

Larissa Matos disse...

Muito legal o seu blog!
O seu trabalho me lembrou o que eu tive que fazer também sobre a lingua espanhola (e eu falei sobre o méxico! haha).
Eu sabia algumas coisa do texto, mas a maioria eu não sabia.
Seguindo :D
http://seriesbooksmovies.blogspot.com/