terça-feira, 5 de março de 2013

Hugo Chávez morreu na sombra da concepção do "ser eterno"

Mesmo lutando com unhas e dentes, ele não resistiu à maldita doença do câncer. Mas será que só eu fui pego de surpresa? Só eu que fiquei surpreso? Pois no final de 2012 ele parecia estar até bem, parecia que o tratamento seria apenas complementar (não sei nada de medicina, é verdade, mas era isso eu achava!) Sei que qualquer coisa que leve a palavra "câncer" assusta, trata-se de algo bem ruim, obviamente, mas isso parecia ser superável, mais uma adversidade, só mais uma lesíón... (como Chávez dizia)

Lembremos que ele já tinha vencido muitas "batalhas", e um bom exemplo esperançoso era o do seu amigo Lula também, que quando começou o próprio tratamento disse que iria "tirar de letra." Depois, para Lula, isso serviu até pra fazer um pequeno marketing de "guerreiro", "contra tudo e contra todos", "pode torcer contra, oposição!", "ninguém me segura" e outros pensamentos similares (não que o Lula tenha dito isso exatamente, mas a ideia deixada foi mais ou menos essa).
Estranho, mas às vezes esses políticos populistas nos dão uma leve impressão de serem uma espécie de superman e também nos passam uma falsa sensação de eternidade, vinda da alta exposição do eu ou, mais especificamente no caso de Hugo Chávez, do yo. Acho que isso fica no inconsciente da maioria, em uns mais e em outros menos, mas fica!
Hugo Chávez, no ano passado, até comentou que em 2019  provavelmente se aposentaria "se o povo deixasse", segundo ele (na Venezuela, os presidentes têm seis anos de mandato). Ou seja, cheio de planos para o futuro e, claro, sempre "pensando no melhor para o país", outra vez, segundo ele, claro. E o povo também pensava nele, nem preciso falar dos devotos venezuelanos ao "santo" Chávez, não é mesmo? Um forte sentimento de união e de fé! Uma comunhão cristã ou, melhor dizendo, comunismo cristão (e que deve durar por muito tempo, décadas, provavelmente).

Sem entrar nos méritos e erros de Hugo Chávez ao longo de sua trajetória política, creio que, sem dúvida alguma, hoje tivemos uma notícia super impactante. De se fazer um grande "Ohhhh!" Mesmo quando alguns boletins médicos divulgados dias antes já indicassem uma recuperação mais árdua e uma piora de seu estado.

Nenhum comentário: