sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Deus versus Serpente, quem mentiu mesmo?

Todos conhecem a história de Eva e Adão! (ops, cacofonia, desculpa) de Adão e Eva! E, por ser tão absurda e surreal, ela nos proporciona alguns momentos bem cômicos e divertidos. Porém, de todo modo, há algo que eu ainda não consigo entender: é o fato de caluniarem a coitada da cobra, chamando-a de "maldita" (Deus diz isso em Gênesis 3:14), de "mentirosa", "do Capeta" etc. Mas afinal, ela mentiu de fato?

Muito pelo contrário! Em suas participações essa personagem sempre foi bastante lúcida (não tem necessariamente que a ver com Lúcifer, ok?), coerente e, sobretudo, sincera. Você duvida? A conferir, então!

Desde o princípio, Deus já havia dado o alerta:

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2:17)

Vocês perceberam? NO DIA em que dela comeres, CERTAMENTE MORRERÁS.
Pergunta: Mas isso realmente aconteceu?
Resposta: NÃÃÃÃO!

E vejam como ficou o final da historinha:

Todo o tempo que Adão viveu foi novecentos e trinta anos. E depois disso morreu. (Gênesis 5:5) 

930!!!??? Incrível! Então ele estava apenas brincando, né? Que "deus" é esse que mente? Ele pode usar esse "recurso"? Pode isso, Arnaldo? Que mal exemplo! Bem, e o livro de Números (de Moisés também ou de um autor desconhecido qualquer) ainda teve a cara de pau de MENTIR (outra vez!?) para nós todos, dizendo o seguinte:

Deus não é homem para mentir, nem alguém para se arrepender. Alguma vez prometeu sem cumprir? Por acaso falou e não executou? (Números 23:19)

Ora, meu Deus do céu! E o que aconteceu lá atrás nessa história de Gênesis? Adão comeu a maçã, comeu Eva (metaforicamente rs), teve filhos, viveu muito (e bota muito nisso, quase 1.000 anos!) e não morreu naquele dia coisa nenhuma. Ou seja, pura ladainha do falso deus da bíblia! Jeová, da mentira (ab)usou! Mentira usada para pôr medo nos seus filhos (muito "didático", não?), mas se equivocou profundamente: medo não é sinônimo de respeito. Já que o respeito e a confiança são consquistados pela VERDADE. E veracidade era algo que estava em falta naquele jardim mesmo! À exceção, é claro, de uma pessoa!  Ou melhor dizendo, de um... réptil!

Por fim, a esperta serpentinha sempre esteve certa! Eis a voz de quem já habitava naquele mundo há mais tempo que os humanos, a voz da experiência:

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. (Gênesis 3:4)

E vejam só! Além de somente falar a verdade, ela também era uma espécie de profeta. É isso mesmo! Profeta Serpente! Olha o que ela fala no versículo seguinte:

Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. (Gênesis 3:5)

Depois disso, a profética revelação da humilde serpente se cumpriu:

Deus disse: "Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. (Gênesis 3:22)

Ou seja, quando Deus diz "como um de nós" ele está se referindo ao fato de a humanidade ter se tornado deus também! Ser conhecedor do bem e do mal! Já que, ao comerem do fruto proibido, o conhecimento e a ciência deixaram de ser exclusividades do Criador. Mas qual é o porquê desse medo danado de nós adquirirmos uma qualidade dele!? Você teria medo de seus filhos se parecerem contigo? Bom, eu, pelo menos, não...

No entanto, mesmo dizendo apenas a verdade, ela, a serpente, foi humilhada, injustiçada e amaldiçoada por Deus:

Então o Senhor Deus disse à serpente: "Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida. (Gênesis 3:14)

E esse foi o seu triste veredito (mas não tããããão verdadeiramente dito assim, pois foi uma injustiça, um abuso de poder!)

Mas aí, o que vocês acham? Não concordam que essa história é muitcho louca? Tão louca, que depois dela, Deus entrou em depressão profunda, crise existencial (uma deprê braba mesmo!) e na sequência da bíblia (depois da turminha de Adão e Eva) tem essa passagem aqui:

Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra; e isso cortou-lhe o coração. (Gênesis 6:6)

Ué! Se arrependeu!? Então vamos repetir o versículo citado lá no meio dessa postagem:

Deus não é homem para MENTIR, nem alguém para se ARREPENDER. (Números 23:19)

Coitado de Moisés, errou duas vezes ao escrever essa frase!

E eis os significados dos verbos mentir e arrepender-se no dicionário:

Mentir v.int 1. Afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade. 
Arrepender-se v.p 1. Mudar de ideia ou atitude, querer voltar atrás.

E o arrependimento (junto à ira!) podem gerar sérias consequências:

E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito. (Gênesis 6:7)

Ou seja, Deus ficou maluco, depressivo e quis matar pessoas e animais que ele mesmo inventou! (como se fosse um serial killer.) E se você crê nele e justifica essas barbaridades afirmando "Que ele pode tirar a vida de quem quiser", ok. Eu respeito o seu temor a Deus ("temor", literalmente),  pois esse deus é muito perigoso e adorá-lo talvez seja mais seguro (pra não contrariar o louco). Mas até você que crê, mesmo que reconheça só no fundo, bem no fundo mesmo, você vê que essas  histórias dele são muitas vezes são absurdas, dando a entender que a maior ferramenta pró-crença é o medo.

Mas, enfim, voltando à  historinha de Gênesis, Deus queria matar todo mundo, mesmo não havendo indícios de que todos estavam comendo maçãs, aliás, que fim levou a Árvore do Bem e do Mal?

De todo modo acho  que essa ira toda já não mais tinha relação com quem comia ou deixava de comer maçãs, pois desde  que o fruto proibido foi comido pelo primeiro casal, Deus passou a demonstrar que havia perdido a mínima coerência que tinha, se é que já  a teve em algum momento de sua existência. Deus não só maldiçoou Adão e Eva, mas toda a humanidade arbitrariamente. Assim como também amaldiçoou não só a Serpente, mas toda a espécie de serpente (seria por isso que répteis não gostam muito de frutas, né?). Caramba, nem sei mais o que quiser, Deus amaldiçoou todo mundo! (todos os seres vivos). Depois jogou uma chuva doida pra "limpar a terra". Só que também não Deus certo (como se o ódio fosse deixá-lo raciocinar...)   Bem, mas isso já é um outro assunto, outro conto de Gênesis, no qual daria também um outro texto meu (e essa postagem aqui já está enorme!)

Enfim, Gênesis e Números são livros atribuidos ao mesmo autor, mas parece que quem escreveu essas historinhas (seja lá quem for!) sofria de amnésia! Além de loucura, é claro!

Até a próxima, gente!