quarta-feira, 26 de outubro de 2011

El Tiempo, o jornal mais importante da Colômbia

O jornal colombiano de maior circulação é o El Tiempo, sua sede fica na capital colombiana Bogotá e sua distribuição atinge toda a Colômbia. O jornal é centenário, foi fundado em 30 de janeiro de 1911. Sua versão online é um sucesso assim como a versão em papel e o seu portal na internet é o mais acessado pelos internautas colombianos.

El Tiempo é um dos onze jornais independentes e mais influentes na América Latina, filiados ao Grupo de Diários América. Este grupo, que foi criado em 1991, ajuda a promover um intercâmbio de conteúdos entre os jornais latino americanos. Jornais como O Globo (Brasil) e La Nación (Argentina) também são associados ao GDA.

Além do jornal, há também as tevês: Citytv que é aberta (só na capital) e de programação variada; e a ET Canal El Tiempo*, a cabo e de notícias.
* No começo eu cheguei a pensar em "ETs", mas é a claro que não era isso ! "ET" é a sigla de El Tiempo hehe

Acima, a tragédia que aconteceu com o Fogão no estádio El Campín ( 4 a 1 pro Santa Fé !), esse tal de Rodas jogou muito ontem.

Bem, podemos concluir que é impossível falar da mídia da Colômbia sem citar o El Tiempo. Eles têm o site colombiano de maior sucesso. É claro, tirando os "Googles", "Youtubes", "Facebooks" da vida... que nem colombianos são !

i Hasta la vista !


Sites consultados:

http://es.wikipedia.org/wiki/El_Tiempo_%28Colombia%29
http://www.alexa.com/topsites/countries/CO

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/03/19/a-atuacao-do-grupo-de-diarios-america-916122619.asp
http://es.wikipedia.org/wiki/ET_Canal_El_Tiempo

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Futebol colombiano

Fiz este texto por causa de uma matéria que tenho na faculdade, chamada Tópicos Gerais da Língua Espanhola. O material servirá para eu fazer um Seminário sobre a Colômbia. Procurei fazer um texto simples e rico. Chequei alguns dados na nossa gloriosa Wikipédia, sobretudo os números, que foram citados no texto. Ah, e também não sabia o apelido da seleção colombiana ! Bem, mas alguém pode me perguntar: "Ué, mas não tu não tinha um país mais famoso pra escolher, não ?". Havia outros países, sim, porém os mais "famosos" Argentina, México etc., já tinham dono. Mas houve um fator decisivo à escolha: jogava Super Star Soccer com a Colômbia, Alvarez era o jogador mais rápido do jogo ! Aí, isso que é critério, ? (hahaha)
(Imagem de "eltiempo.com")

Na Colômbia, assim como na maioria dos países da América Latina, o futebol é esporte mais popular, é o preferido, entre os seus mais de 45 milhões de habitantes. Sua seleção de futebol tem o uniforme composto por camisa amarela, calções azuis e meias vermelhas. Os “hinchas” colombianos chamam sua equipe carinhosamente de “Los cafeteros”. Qualquer semelhança com o café não é mera coincidência ! Já que o café é a bebida mais importante deste país sul-americano. A Colômbia é um dos maiores produtores de café no mundo e exportá-lo é uma de suas principais atividades econômicas.

O título mais importante da seleção “cafetera” foi a Copa América de 2001, a anfitriã levou o título ao ganhar do México, no Estádio El Campín (na capital, Bogotá), por 1 a 0 na final. Já o título mais importante ganho por clubes colombianos foi a Copa Libertadores da América. Fato que já ocorreu duas vezes: em 1989, com o Atlético Nacional, vencendo o Olímpia do Paraguai; e com o Once Caldas vencendo o Boca Juniors da Argentina, em 2004.A competição de futebol mais importante da América leva o nome de “Libertadores”, por ser uma homenagem aos responsáveis pela independência dos países latino americanos. Dentre estes “libertadores”, está o venezuelano Simón Bolívar (1783-1830), que foi importantíssimo para a independência da Colômbia e de outras nações da América hispânica.

A “CBF” dos colombianos é a Federación Colombiana de Fútbol, fundada em 1924, é filiada à FIFA e a CONMEBOL desde 1936. Ela é a entidade máxima do futebol colombiano, sendo responsável pelos torneios nacionais. O principal torneios na Colômbia é a Categoría Primera A (equivale ao Campeonato Brasileiro série A), os maiores vencedores são o Millonarios (equipe da capital) e América de Cáli, cada um com 13 títulos. Por falar em Cáli, é bom lembrar que a cidade possui um clássico de grande rivalidade entre Deportivo Cáli e América de Cáli.

Em suma, podemos afirmar que a Colômbia não é uma grande potência futebolística, entretanto, agora sabemos que ela possui alguns feitos memoráveis em sua história.

Sites consultados:
http://es.wikipedia.org/wiki/Selección_de_fútbol_de_Colombia
http://psalinstante.wordpress.com/2010/08/31/apodos-para-las-selecciones-que-integran-la-conmebol/
http://www.campeoesdofutebol.com.br/libertadores.html
http://educacao.uol.com.br/historia/america-independente-1-simon-bolivar-foi-personagem-principal.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Federación_Colombiana_de_Fútbol

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Jogos de videogame atuais e clássicos

Sem sombra de dúvidas, nós podemos afirmar: a tecnologia evoluiu muito e mudou bastante os nossos games. Hoje em dia, a realidade está tão próxima, mais tão próxima, que num olhar desatento podemos confundir uma imagem virtual com uma real. Daí perguntamos às vezes: isso (não) é real? lol

Bem, mas essa pergunta não vem à toa, tem fundamento, já que os movimentos dos personagens são cada vezes mais detalhados (inclusive pessoas de carne e osso gravam alguns movimentos.) Jogabilidade mais complexa (dribles, por exemplo). E os gráficos, idem. E o tamanho, espaço de memória dos antigos jogos em cartucho? Quantos gigabytes poderiam ter? Ou melhor: quantos megabytes ? Resposta: Muito (e bota muito nisso) menos espaço do que um DVD ou pior, um Blu-ray.

Jogos de futebol! Feitos nos anos 90! Vocês se lembram dos clássicos Super Star Soccer Deluxe (da empresa japonesa Konami) e FIFA (da estadunidense Electronic Arts)? Então, eram jogos bons, eu gostava dos dois ( bom, os melhores eram os da Konami.) Mas aí, se fôssemos comparar com o PES e o FIFA da atualidade... Covardia, ? Já que Konami e Electronic Arts (sobretudo essa última) têm se renovado a cada console, cada temporada. Enfim, as diferenças são nítidas!  No entanto, acho vale a pena destacar algumas! Por exemplo, como eram as "caras" dos jogadores nos games antigos ? , não havia ! Só a partir da geração Playstation 2 e Xbox se passou a ter faces. Aliás, antes até havia, mas todas as caras eram iguais como no Winning Eleven do PS1 ou não tinham mesmo como no Super Star Soccer do Super Nintendo.
(montagem doida que eu fiz)
Os Replays eram fraquíssimos, iguais aos das emissoras de tevê que não possuem direitos de transmissão do Brasileirão (como na CNT) e levam apenas uma câmera para o estádio. Tu fazia um gol e nunca via por outro ângulo. Acontecia isso, talvez, para não se aproximar muito do boneco sem rosto ou porque não dava mesmo (dããã, que argumento meu tsc tsc)

Ô, juiz filho da mãe! É... quem não perdia gols por causa dele !? Não havia bom senso, o tempo era aquele mesmo e ninguém poderia mudá-lo. Não importava se o jogador estava de cara a cara com o goleiro! Qualquer juiz fazia isso: o branco, o preto, o japonês, o cachorro...

, mas eu muito crítico! Aí, é claro que os jogos clássicos eram bons. O grande ícone dos games, Mario, não se tornou o que é por causa de jogos com ultra-gráficos, pelo contrário, começou na humildade no Super Mario Bros de 1985 (seu primeiro jogo de fato) e pra mim tem o seu auge em Super Mario World de 1991.
Ele até tem uma rua na Espanha (cidade de Zaragoza). Já pensou um espanhol falando onde mora assim : "Yo vivo en la ciudad de Zaragoza, (...) en la avenida de Super Mario Bros. Número...". Caraca !
E o famoso Mortal Kombat ? Que jogão ! Mas muitas versões moderninhas não chegaram nem perto dos clássicos de gráficos de 2D. Depois de Trilogy (última versão em 2D) vimos cada coisa... Armageddon (PS2) ? Sem fatalitys ? Ah, que vacilação ! (apesar de ter tido um ótimo modo story e o Mortor Kombat, boas novidades foram). Depois pra Xbox 360/Play 3 teve um jogo híbrido entre Mortal e Liga da Justiça. Não, não... Mortal por si só merece destaque, não precisa de "reforços".
Ainda bem que última versão desse jogo (abril/2011) deu uma fortalecida em suas raízes, com a jogabilidade 2D de volta e com fatalitys dignos de... Mortal Kombat.

Em suma, gostamos dos jogos velhos e novos, mas de modos diferentes. Bem, é isso. Viva os games ! Até próxima !